logo

Rolagem de sorte

> Rolagem de Sorte

A rolagem de sorte é usada para deixar os dados tomarem uma decisão. Ela pode ser usada de duas formas:

Quando o Mestre precisa determinar o resultado de uma situação que não envolve diretamente os PJs e não deseja simplesmente fazer a decisão.

Duas gangues rivais estão lutando. O que acontece? O Mestre faz uma rolagem de sorte para cada lado – um deles consegue um bom resultado, enquanto o outro alcança apenas um efeito limitado. O Mestre então decide que a primeira gangue toma uma parte do território da segunda, mas seus membros sofrem vários ferimentos durante a disputa.

Quando uma circunstância é incerta, mas nenhuma outra rolagem se aplica à situação.

Cruz é possuído por um fantasma durante o roubo do laboratório de um alquimista. Enquanto perde o controle de seu corpo, ele decide pegar um frasco aleatório e bebê-lo. Será que o composto arcano tem algum efeito sobre o espírito ou será que simplesmente o envenena? Quem sabe? O Mestre faz uma rolagem de sorte para determinar o que acontece.

A quantidade de dados usada na rolagem de sorte pode ser igual ao valor de qualquer característica que seja relacionada com a situação. Alguns exemplos incluem:

  • Quando uma facção realiza uma ação cujo resultado é incerto, o Mestre pode usar o valor de Categoria para fazer a rolagem de sorte.
  • Quando uma gangue faz alguma ação independente, use o valor da sua qualidade.
  • Quando uma força sobrenatural se manifesta com resultados incertos, a rolagem de sorte pode usar o seu valor de magnitude.
  • Quando um PJ levanta informações, o Mestre pode fazer uma rolagem de sorte usando o valor de ação apropriado para determinar a quantidade de informações coletada.

Em casos onde nenhuma característica se aplica, o Mestre rola apenas 1d para a sorte pura ou junta uma quantidade de dados (de um a quatro) apropriada à situação. Já em casos onde dois lados se enfrentam, o Mestre faz uma rolagem para cada um e compara os resultados.

O Mestre também pode usar a rolagem de sorte para administrar as várias partes móveis que compõem o seu cenário. Às vezes uma rolagem rápida ajuda a responder uma pergunta incomum ou sugere uma nova ideia para o futuro.

Outros exemplos de rolagens de sorte incluem:

  • Os PJs instigam uma guerra entre duas facções, então se afastam e esperam para ver o que acontece. Qual o resultado dessa disputa? Algum dos lados domina a situação? Os dois terminam o conflito vulneráveis? Faça algumas rolagens de sorte opostas para determinar todos esses fatores.
  • Uma estranha doença está se espalhando pela cidade. Como será que o distrito dos jogadores é afetado por ela? O Mestre aponta um valor de magnitude para a praga arcana e faz uma rolagem de sorte para determinar o alcance dessa contaminação.
  • O Cão de Caça encontra um lugar com uma boa vista do escritório de um líder de gangue e faz um disparo de longa distância assim que ele entra pela porta. A rolagem controlada de Caçar foi bem-sucedida, mas será que o seu efeito sensacional é o suficiente para matar esse líder de gangue? Ao invés de usar um relógio de progresso para representar a vitalidade do PdM, o Mestre decide fazer uma rolagem de sorte usando o seu “vigor” como característica. O resultado é 4 ou 5: a bala erra o coração, mas perfura o seu pulmão causando um ferimento mortal! O líder da gangue está às portas da morte e tem apenas algumas horas de vida, a não ser que seus capangas encontrem um médico experiente para cuidar do ferimento…
  • Um grupo de inspetores está construindo um caso contra o bando dos jogadores. Quanto tempo vai demorar até eles conseguirem juntar evidências suficientes para colocar os PJs atrás das grades? O nível de procurado do bando conta como uma Vantagem Maior nessa rolagem.
  • Os PJs se meteram em uma grande briga com uma capitã caçadora de demônios e a sua tripulação. A maré da batalha favorece os PJs, que matam vários membros da tripulação. Um dos jogadores exige a rendição da capitã em troca de poupar as vidas dos seus companheiros, e o Mestre não tem certeza da resposta. Estamos tratando de uma caçadora veterana, que encarou demônios com seus próprios olhos sem hesitar… O quanto de humanidade ainda existe dentro dela? O Mestre faz uma rolagem de sorte para os “sentimentos e emoções” da capitã, usando 2d. O resultado vai determinar se resta alguma fagulha de compaixão em seu coração, possibilitando aos PJs de Comandar ou Convencê-la a se render.

Rolagem de sorte

  • 1d para cada valor da Característica sendo usada.
  • +1d para cada Vantagem Maior.
  • -1d para cada Desvantagem Maior.
  • Crítico: Resultado excepcional / Efeito sensacional ou extremo.
  • 6: Bom resultado / Efeito padrão, completo.
  • 4 ou 5: Resultado médio / Efeito limitado, parcial.
  • 1 a 3: Resultado ruim / Efeito fraco, pequeno.