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Moedas e tesouros

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Moeda

A moeda é uma medida abstrata de dinheiro, bens de valor e posses líquidas.

Não é necessário contar cada dinheiro ganho ou gasto pelos PJs no seu dia a dia. Se um personagem deseja gastar alguma grana para alcançar um objetivo (como subornar um porteiro), ele faz uma rolagem de sorte usando o seu estilo de vida.

Valores monetários

  • 1 moeda: Uma algibeira cheia de moedas de prata. O salário de uma semana.
  • 2 moedas: Uma arma boa. O rendimento semanal de um negócio pequeno. Uma peça de arte de boa qualidade. Um conjunto de roupas de luxo.
  • 4 moedas: Uma bolsa ou sacola grande cheia de moedas de prata. O salário de um mês.
  • 6 moedas: Uma joia excepcional. Uma carga pesada de moedas de prata.
  • 8 moedas: O rendimento de um bom mês para um negócio pequeno. Um pequeno cofre cheio de moedas e itens de valor. Um bem de consumo muito raro e de luxo.
  • 10 moedas: Dinheiro de venda de algum bem significativo – uma carroça e bodes, um cavalo ou a escritura de uma propriedade pequena.

É muito inconveniente carregar ou manter consigo quantias acima de 4 moedas. Os personagens devem gastar qualquer valor em excesso, ou guardá-lo no seu tesouro (veja abaixo). O bando também pode guardar 4 moedas no seu esconderijo – o upgrade de cofre aumenta essa quantidade para 8 e depois para 16 moedas. Qualquer quantidade de moedas acima desse limite deve ser gasta o mais rápido possível ou distribuída entre os membros do bando.

Cada unidade de moeda em peças de prata ou bens de troca ocupa um slot de item da carga do personagem que a carregue.

Usando Moedas

  • Gaste 1 moeda para fazer uma atividade adicional durante a sua folga.
  • Gaste 1 moeda para aumentar o nível de resultado de uma rolagem de atividade de folga.
  • Gaste moedas para evitar algumas complicações para o bando.
  • Coloque moedas no tesouro do seu personagem para melhorar o seu estilo de vida e as circunstâncias da sua aposentadoria. Mais detalhes adiante.
  • Gaste moedas quando quiser aumentar a Categoria do seu bando.

Tesouro e Aposentadoria

Um personagem se aposenta quando o jogador marca o seu último trauma – nesse momento, a quantidade de moedas que ele acumulou em seu tesouro irá determinar o seu destino. Cada cartilha de personagem conta com seu próprio contador de tesouro.

  • Tesouro 0 a 10: Pobre coitado. O personagem vive na sarjeta, vítima de seus vícios e dependente da misericórdia de outros.
  • Tesouro 11 a 20: Miserável. Ao menos ele possui um casebre para chamar de seu.
  • Tesouro 21 a 39: Humilde. O personagem vive em uma casa simples ou apartamento, e conta com pequenos confortos. Pode ser que ele administre um pequeno negócio, como uma taverna.
  • Tesouro 40: Abastado. Uma casa ou apartamento com boa localização e decoração, com direito a alguns luxos. O personagem pode administrar um negócio de médio porte.

Além disso, cada linha completa de tesouro (ou seja, cada 10 moedas) indica o nível do estilo de vida do personagem – que vai de zero (vivendo nas ruas) a quatro (vivendo em luxo).

Cruz deseja passar um tempo a dois com uma possível nova amizade, mas quer evitar o esconderijo simples onde vive. O que ele pode fazer? Ryan, o jogador de Cruz, decide alugar um bom quarto para passar a noite. O Mestre então pede que ele faça uma rolagem de sorte usando o seu estilo de vida – o resultado vai determinar a qualidade do quarto que Cruz pode pagar.

Removendo moedas do seu tesouro

O jogador pode retirar moedas do tesouro do seu personagem a um certo custo. Afinal, para gerar dinheiro rápido ele teria que vender alguns de seus bens ou liquidar investimentos. Para cada 2 marcas de tesouro removidas, o personagem recebe 1 moeda em dinheiro.