logo

O Jogo das Facções

> O Jogo das Facções

Categoria

Cada facção importante possui um valor de Categoria – uma medida geral da sua riqueza, influência e escala. No mais alto nível, estão as facções de Categoria V e VI – os verdadeiros poderes que controlam o cenário. O seu bando começa na Categoria 0.

O bando usa o seu valor de Categoria para adquirir um recurso ou para fazer rolagens de sorte onde seu nível de poder e influência sejam os elementos determinantes. A Categoria também determina o nível de qualidade dos seus itens e a qualidade e escala das gangues que o bando emprega – o que, por sua vez, indica o tipo de inimigo que ela é capaz de enfrentar.

Escala de gangue por categoria

  • Categoria V. Gangues imensas (80 pessoas).
  • Categoria IV. Gangues enormes (40 pessoas).
  • Categoria III. Gangues grandes (20 pessoas).
  • Categoria II. Gangues médias (12 pessoas).
  • Categoria I. Gangues pequenas (3 a 6 pessoas).
  • Categoria 0. Uma ou duas pessoas.

Controle

Cada facção apresenta um numeral indicando a sua Categoria e uma letra especificando o seu grau de controle. O controle representa a capacidade da facção de manter a sua posição na hierarquia da cidade. Um controle Precário é indicado pela letra P, enquanto um controle Forte pela letra F. O seu bando começa na Categoria 0 com controle Forte.

Desenvolvimento

Todo bando deseja melhorar as suas condições e chegar ao topo da hierarquia de facções. Para isso, ele precisa ganhar renome e influência, representados na ficha do bando pelo marcador de Reputação. Ao acumular uma quantidade suficiente, o bando atrai o suporte necessário para desenvolver e ampliar as suas atividades, o que por sua vez faz com que as outras facções o levem mais a sério.

Ao completar um golpe, o bando recebe 2 marcas de reputação. Ele recebe +1 de reputação para cada Categoria que o seu alvo possuir acima da sua. Porém, se o alvo possuir uma Categoria inferior à sua, o bando recebe -1 de reputação para cada Categoria de diferença (para um mínimo de zero).

A ficha do bando possui um marcador de reputação com 12 espaços. Quando todos os espaços são marcados, o bando recebe um dos seguintes benefícios:

  • O controle do bando passa de Precário a Forte e todas as marcas de Reputação são apagadas.
  • Se já possui um controle forte, o bando pode pagar para aumentar a sua Categoria. Esse desenvolvimento custa uma quantidade de moedas igual ao valor da sua nova Categoria x 8. Enquanto o marcador estiver preenchido, o bando não pode receber mais marcas de reputação (o valor máximo é 12). Quando o custo é pago, o bando sobe de Categoria, apaga todas as marcas de reputação e tem o seu controle reduzido para precário.

Território

A aquisição de territórios é outra parte importante do desenvolvimento de um bando. Ao clamar e controlar um território, você estabelece uma base estável para as suas operações e a sua reputação. Cada território controlado reflete um certo suporte para o seu bando (frequentemente como resultado do medo instigado nos habitantes dessa região).

A quantidade de territórios controlados é indicada no marcador de Reputação (veja o exemplo abaixo). Cada território reduz o custo de desenvolvimento em um. Dessa forma, um bando que possua 2 territórios precisa de 10 marcas de Reputação para se desenvolver, enquanto outra que controle 4 territórios precisa de apenas 8. Um bando pode controlar um máximo de 6 territórios. Quando se desenvolve e apaga as marcas de reputação, o bando mantém todas as marcas de territórios controlados.

Ao controlar 3 territórios, você precisa de 9 marcas de Reputação para fazer o desenvolvimento, ao invés de 12.

Após o desenvolvimento, todas as 9 marcas de Reputação são apagadas, mas as 3 marcas de território permanecem.  Marque os territórios a partir do lado direito e a Reputação do lado esquerdo para deixar clara a quantidade necessária para o desenvolvimento.

Além disso, ao adquirir territórios o bando expande a sua área de caça.

Perdendo controle

Você pode executar uma operação para explorar o estado de vulnerabilidade de outra facção e, desta forma, reduzir o seu controle. Uma operação bem-sucedida diminui o controle da facção-alvo, de forte para precário. Se o controle já era precário antes da operação, a facção-alvo desce uma Categoria, mas continua com o mesmo nível de controle. Uma facção em guerra reduz temporariamente o seu controle em 1 nível.

O bando dos jogadores também pode perder controle seguindo as mesmas regras. Um bando de Categoria 0 e controle precário que perca controle, terá o seu covil ameaçado por inimigos ou facções rivais que desejam explorar a sua fraqueza.

Status de Facção

O status do seu bando com cada facção indica o quanto ela o aprecia – ou detesta. O valor do status varia de -3 a +3, com o zero caracterizando uma atitude neutra padrão. O status do bando com cada facção é marcado na ficha de facções.

Durante a criação do bando, o grupo deve distribuir alguns status positivos e negativos para refletir a sua história recente. Esses valores vão mudar durante a história, baseado nas ações dos jogadores e seus desenvolvimentos.

Mudanças de status

Quando executa uma operação, o bando recebe -1 ou -2 de status com quaisquer facções que tenham sido prejudicadas. Ele também pode ganhar +1 status com uma facção se a operação a auxiliar de alguma forma. Uma operação que seja realizada em segredo não resulta em mudanças de status. O status também pode ser alterado de outras formas: fazer um favor para uma facção pode aumentar o seu status com ela, enquanto que negar uma de suas demandas pode diminuí-lo.

Nível de status de facção

  • +3: Aliados. Essa facção vai ajudá-los mesmo não ganhando nada em troca – embora espere que vocês façam o mesmo.
  • +2: Amigável. Essa facção pode ajudá-los, contanto que isso não crie problemas graves para eles. Eles certamente esperam o mesmo de vocês.
  • +1: Colegas. Essa facção só vai ajudá-los se puder evitar quaisquer problemas e não tiver nenhum custo. O mesmo é esperado de vocês.
  • 0: Neutros.
  • -1: Adversário. Essa facção procura oportunidades para criar problemas ou lucrar com os seus erros, embora evite riscos ou custos significativos. Eles esperam o mesmo de vocês.
  • -2: Hostil. Essa facção procura oportunidades de danificar o seu bando, contanto que isso não resulte em problema graves para eles. Eles esperam o mesmo de vocês, e tomam precauções contra isso.
  • -3: Guerra. Essa facção vai fazer de tudo para atacar vocês e seu bando, mesmo se for contra o seu próprio benefício. Eles esperam o mesmo de vocês, e tomam precauções contra isso. Enquanto estiver em guerra com qualquer número de facções, o seu bando recebe +1 de Atenção para cada golpe, perde temporariamente um nível de controle e os PJs só podem fazer uma atividade de folga (ao invés de duas). Você pode terminar uma guerra eliminando o seu inimigo ou negociando um acordo, o que leva a um novo valor de status.

Um bando com controle precário que entre em guerra, perde temporariamente uma Categoria. Ao fim da guerra, a Categoria perdida é restaurada.

Posses

Cada ficha de bando possui um mapa de posses que podem ser tomadas e controladas. O mapa de posses retrata alguns caminhos possíveis para cada tipo diferente de bando. As posses normalmente são tomadas seguindo a sequência ordenada dos caminhos a partir do centro, que representa o covil do bando.

Apesar disso, o bando pode ignorar os caminhos e tentar tomar qualquer posse no mapa, ou mesmo procurar uma posse especial que não conste nele. Essas operações, porém, dependem de oportunidades difíceis de descobrir, são excepcionalmente intrincadas e exigem grandes esforços. Mas ninguém enriquece da noite para o dia tomando sempre o caminho mais seguro, certo?

Tomando uma posse

Cada posse é controlada por uma facção – se o seu bando deseja adquirir uma, terá que tomá-la de alguém. Você pode dizer ao Mestre qual posse no mapa o seu bando deseja capturar e ele, então, descreve o local e a facção que a controla. Ou então o Mestre pode oferecer ao bando um leque de opções disponíveis.

O Mestre pode exigir que o bando investigue e levante informações para tomar uma posse que não esteja conectada aos seus caminhos no mapa, representando a busca de um local que atenda aos seus interesses específicos.

A operação é executada como qualquer outro golpe. Caso tenha sucesso no golpe, o bando toma a posse e a facção-alvo a perde.

A tomada de uma posse é um ataque sério à facção que a controla, resultando em -2 status com o alvo e, possivelmente, +1 de status com os inimigos dele.

O bando recebe os benefícios listados na posse a partir do momento de sua conquista, e permanece com eles enquanto controlá-la. Algumas posses contam como território. Outras oferecem benefícios especiais para o bando, como dados extras em algumas circunstâncias, moedas adicionais geradas para o tesouro do bando ou novas oportunidades de ação.

Perdendo uma posse

Uma facção inimiga pode tentar tomar uma posse do seu bando. Vocês podem lutar para defendê-la ou mesmo negociar com os invasores, se a situação permitir. Se a posse for perdida, todos os benefícios oferecidos por ela também são. Um bando que perca o seu covil também perde os benefícios de todas as suas posses, até que consiga retomá-lo, restaurá-lo ou estabelecer um novo covil. Um golpe bem-sucedido pode retomar ou restaurar um covil perdido ou estabelecer um novo.