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Levantando informações

> Levantando Informações

O elemento mais importante de um jogo de interpretação é o fluxo de informações entre o Mestre e os jogadores que estabelece o cenário e a narrativa. O Mestre descreve o que os personagens veem, ouvem e sentem ao seu redor, mas nem tudo pode (ou deve) ser descrito – qualquer situação contém inúmeros pequenos detalhes, e listar todos tomaria muito tempo. É natural que os jogadores investiguem e explorem partes específicas do cenário, de acordo com seus próprios interesses.

Os personagens podem levantar informações para descobrirem informações específicas sobre o cenário. Quando isso acontece, o Mestre pergunta como o personagem levanta a informação (ou como ele a aprendeu no passado).

No caso de informações de conhecimento público, o Mestre simplesmente responde as questões do jogador. Fazemos uma rolagem de ação apenas quando existe algum obstáculo entre a pergunta e a resposta. Já no caso de informações acessíveis, mas que não pertençam ao conhecimento público, usamos uma simples rolagem de sorte para determinar a qualidade do conhecimento adquirido.

Cada tentativa de levantar informações demanda algum tempo. Algumas situações permitem que novas rolagens sejam feitas para levantar informações que não foram adquiridas de primeira. Porém, outras representam oportunidades passageiras que oferecem apenas uma chance de rolagem para uma determinada questão.

Cada cartilha de personagem lista algumas perguntas típicas em sua parte inferior à direita. O Mestre sempre deve responder às perguntas honestamente, embora o nível de detalhe das respostas corresponda ao nível do efeito.

As ações mais usadas para levantar informações envolvem Sondar a situação para revelar detalhes ou antecipar acontecimentos, e Estudar uma pessoa para compreender como ela pensa e o que planeja fazer.

Às vezes, pode ser necessário alcançar alguma localização específica antes de levantar informações. Por exemplo, um personagem pode ter que se Esgueirar até um bom esconderijo para então Estudar os cultistas enquanto fazem um ritual sombrio.

Investigação

Algumas questões são muito complexas para serem respondidas com uma única rolagem de levantar informações. Por exemplo, um personagem pode querer mapear as rotas de contrabando da cidade. Nesses casos, o Mestre indica um projeto de longo prazo para o jogador desenvolver durante a folga.

Usamos um relógio de progresso para acompanhar o projeto de investigação. Quando preenche completamente o relógio, o jogador consegue um efeito sensacional e pode fazer várias perguntas sobre o objeto de sua investigação.

Exemplos de questões

  • Você pode se Sintonizar ao campo espiritual para ver os ecos de atividades fantasmagóricas recentes. Algum fantasma novo chegou a esse lugar? Como eu posso encontrar a fonte espiritual que os está convocando? Ela representa algum perigo para mim?
  • Você pode Comandar o taverneiro para que ele fale sobre os encontros secretos que acontecem no seu porão. O que está realmente acontecendo por aqui? O que ele acha dessas reuniões? Ele é parte desse grupo secreto?
  • Você pode Socializar com um amigo popular para descobrir segredos sobre um inimigo, rival ou possível aliado. O que eles pretendem fazer? Eu consigo inferir as motivações deles? Como eu acho alguma vantagem para chantageá-los?
  • Você pode Caçar um mensageiro através da cidade para descobrir quem está recebendo as sacolas de dinheiro de um mestre duelista. Onde as sacolas vão parar? Como eu posso descobrir quem recebeu a encomenda na prefeitura da cidade?
  • Você pode Estudar livros antigos e obscuros para descobrir um segredo arcano. Como eu posso desativar as runas de proteção? Alguém vai notar se elas forem desativadas?
  • Você também pode Estudar uma pessoa para determinar as suas intenções e sentimentos. O que ela está realmente sentindo? O que eu posso fazer para ganhar a sua confiança?
  • Você pode Sondar uma mansão para planejar um roubo. Existem bons pontos de entrada para uma infiltração silenciosa? Quais perigos nos aguardam?
  • Você também pode Sondar a situação tensa quando encontra outra gangue. O que está realmente acontecendo aqui? Eles estão prontos para nos atacar?
  • Você pode Convencer um lorde poderoso a revelar, durante uma festa, os seus planos futuros. O que ele pretende fazer? Como eu posso convencê-lo que eu seria um bom parceiro nessa empreitada?
  • Ou você poderia Convencer o guarda-costas do lorde a conversar sobre acontecimentos recentes. Por onde ele andou esses últimos dias? Quem ele encontrou?

Levantar informações 

Faça uma pergunta e realize uma rolagem de ação ou de sorte. O Mestre responde honestamente, com a riqueza de detalhes de acordo com o nível do efeito.

Sensacional: Você descobre detalhes excepcionais. A resposta é bem completa, e você pode fazer perguntas adicionais para desenvolver áreas relacionadas ou revelar mais informações.

Padrão: Você consegue bons detalhes. Você pode pedir esclarecimentos ou fazer algumas perguntas adicionais.

Limitado: Você recebe informações incompletas ou parciais. Será necessário levantar informações novamente para conseguir todas as respostas que deseja.