> Relógios de Progresso
Um relógio de progresso é um círculo dividido em fatias (veja os exemplos à direita). Eles oferecem uma maneira rápida e visível de acompanhar o avanço dos personagens contra um obstáculo ou a aproximação de um perigo iminente.
O grupo está se esgueirando pela torre de vigia? Use um relógio para determinar o nível de prontidão dos guardas em patrulha. As consequências dos sucessos parciais (ou fracassos) dos personagens preenchem as fatias até que o alarme seja soado.
Normalmente, quanto mais complexo o problema, mais fatias o seu relógio contém.
Um obstáculo difícil é representado por um relógio de quatro fatias, enquanto um mais complexo tem seis. Já um obstáculo altamente intrincado exige um relógio de oito fatias.
O relógio deve representar o obstáculo e não o método usado para superá-lo. Os relógios de uma infiltração devem ser algo como “Patrulhas no interior” e “A torre” – não “Se esgueirar dos guardas” ou “Escalar a torre”. As patrulhas e a torre são os obstáculos, e os personagens podem tentar superá-los de várias formas diferentes.
Inimigos e ameaças mais complexas podem ser divididos em várias “camadas”, cada uma representada por seu próprio relógio. Por exemplo, a base de operações de uma gangue nas docas pode contar com um relógio de “Segurança do perímetro”, um para os “Guardas no interior” e um terceiro para “Segurança do escritório do chefe”. O bando precisaria avançar pelas três camadas para chegar até o cofre pessoal do chefe da gangue e roubar os itens de valor lá guardados.
Mantenha em mente que o relógio acompanha o progresso da narrativa. Ele reflete a situação da narrativa sendo criada pelo grupo, e serve como uma medida rápida do seu sucesso. O relógio é como o velocímetro de um carro – ele mostra a velocidade do veículo, mas não a determina.
Obstáculos Simples
Nem toda situação ou obstáculo demanda o uso de um relógio. Eles devem ser usados para representar situações complexas ou que funcionem em camadas, onde seja necessário acompanhar o desenvolvimento de algo de acordo com o tempo. Para resolver quaisquer outras situações, uma rolagem simples é o suficiente.
Apresentamos alguns exemplos de relógios de progresso – não se restrinja a essa lista! Use os exemplos da forma que achar mais adequada a seu jogo, ou mesmo crie novos tipos de relógio.
Relógios de Perigo
Um relógio pode ser usado para representar o progresso de uma ameaça, como a desconfiança da vítima de uma sedução, a proximidade dos perseguidores durante uma fuga ou o nível de prontidão dos guardas em patrulha. Nesses casos, o Mestre marca uma, duas ou mesmo três fatias no relógio quando acontece alguma complicação – a quantidade de fatias depende do nível da consequência. A ameaça se concretiza quando o relógio é totalmente preenchido – guardas caçam os intrusos, ativam o alarme, soltam os cachorros, etc.
Relógios de Perseguição
Uma corrida, fuga ou perseguição pode ser representada por dois relógios. Os personagens dos jogadores podem receber um relógio de “Fuga”; enquanto os guardas receberiam um chamado de “Cercados!”. Os personagens conseguem fugir se preencherem o seu relógio antes que seus oponentes preencham o outro – caso contrário, eles são cercados. Se ambos os relógios forem preenchidos ao mesmo tempo, os personagens escapam para o seu refúgio com os guardas ainda na sua cola, cercando o prédio!
O Mestre também pode usar os relógios de perseguição para representar uma ameaça ambiental. Os personagens dos jogadores tentam, desesperadamente, preencher o relógio de “Procura” do cofre escondido no navio antes do Mestre preencher o relógio de “Afundado”, que levará a embarcação para o fundo do oceano.
Relógios em Sequência
Partes sucessivas de um processo podem ser representadas por um relógio que, ao ser preenchido, habilita um novo relógio. Um relógio de “Alarme”, por exemplo, precisa ser preenchido antes de habilitar o relógio indicando que os personagens são “Encurralados” pelos guardas da mansão. Um personagem que lute contra uma guerreira veterana pode ter que superar um relógio de “Defesa” antes de habilitar o relógio “Vulnerável”. O relógio de Defesa pode ser superado com a violência de uma luta de facas ou mesmo manipulação e distração. Como sempre, o método de ação é definido pela narrativa construída pelos jogadores.
Relógios de Missão
Um relógio também pode ser usado para representar uma missão que dependa de uma curta janela de oportunidade. Nesse caso as fatias representam a perda de tempo, e se o relógio for preenchido a missão fracassa ou muda – o alvo escapa, os moradores da casa acordam, etc.
Relógios de Disputa
Um relógio que represente uma situação oscilante pode ser preenchido e esvaziado pelos eventos. O Mestre pode criar um relógio chamado “Revolução!” indicando quando os refugiados se rebelarão contra a sua opressão. Alguns eventos podem preencher fatias do relógio enquanto outros esvaziam fatias já preenchidas – a revolução começa quando o relógio for completamente preenchido. Um relógio de disputa também retrata perfeitamente conflitos territoriais entre gangues ou facções.
Projetos de Longo Prazo
Alguns projetos tomam muito tempo para serem finalizados. Um típico projeto de longo prazo (como modificar uma característica de um mecanismo) é representado por um relógio de oito fatias. Os projetos realmente demorados (como a criação de uma nova droga recreativa) podem exigir dois, três ou até mesmo quatro relógios – cada um representando fases sucessivas de desenvolvimento, testes e conclusão. Acrescente ou remova relógios de acordo com os detalhes e complexidade de um projeto.
O projeto de longo prazo pode ser usado para representar vários tipos de objetivos pessoais dos personagens jogadores, incluindo coisas que podem alterar ou evitar elementos mecânicos ou do cenário.
Relógios de Facção
Cada facção tem um objetivo de longo prazo. Durante o período de folga, o Mestre preenche os relógios de facções nas quais os jogadores tenham demonstrado interesse. Dessa forma, alguns eventos acontecem independentemente dos PJs, mantendo o cenário dinâmico e alterando a situação geral da cidade, o que por sua vez cria novas oportunidades e desafios.
Os PJs também podem afetar diretamente os relógios de outras facções através das missões e golpes executados. É comum que algumas operações das facções sejam de conhecimento público dentro da esfera criminosa (como o esquema de proteção e intimidação de uma gangue sobre comerciantes locais). Os jogadores podem decidir ajudar ou interferir ativamente nessas operações, e mesmo golpes não-relacionados podem afetar os relógios de facções do Mestre de forma acidental ou imprevista.