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Estresse e Traumas

Estresse e Traumas

Estresse

Os personagens dos jogadores em Blades in the Dark possuem uma reserva especial de sorte e determinação chamada estresse. Eles podem sofrer estresse (preenchendo o marcador de estresse na cartilha) para diminuir ou evitar uma consequência indesejada. O resultado da rolagem de resistência determina a quantidade de estresse sofrido para evitar a consequência negativa.

Cruz, o personagem de Daniel, é esfaqueado no peito durante uma briga de beco. Daniel rola o seu valor de Destreza para resistir e consegue apenas um 2. Seu personagem sofre 6 de estresse para resistir a uma consequência, mas essa quantidade é reduzida em 2 (o resultado da rolagem de resistência). Daniel preenche 4 marcas de estresse e descreve como Cruz sobreviveu ao golpe.

O Mestre decide que o dano é reduzido pela rolagem de resistência, mas não é completamente evitado. Cruz sofre um dano de nível 2 (“Ferimento no Peito”) ao invés de um de nível 3 (“Pulmão Perfurado”).

Esforço Extra

Um personagem pode fazer um esforço extra, sofrendo estresse para melhorar o seu desempenho. Ele sofre 2 de estresse para cada um dos benefícios abaixo que quiser aplicar em sua rolagem de ação. Cada opção só pode ser aplicada uma única vez em uma determinada rolagem.

  • Adicionar 1d à rolagem (pode ser usado em uma rolagem de ação, folga ou qualquer rolagem onde um esforço extra possa fazer a diferença).
  • Aumentar em 1 nível o efeito da ação.
  • Realizar uma ação quando estiver incapacitado.

Trauma

Quando um personagem do jogador faz a sua última marca de estresse, ele sofre um nível de trauma. Nesse momento, o jogador deve circular uma das condições de trauma listadas na cartilha de personagem, como Frio, Imprudente, Instável, etc. Todas as condições estão descritas adiante.

Ao sofrer trauma, o personagem é retirado da ação. Ele é deixado para trás, dado como morto ou removido do presente conflito, retornando apenas depois, abalado e sem forças. Quando retorna, o personagem recupera todo o estresse (apague todas as marcas) e tem o seu vício satisfeito pela próxima folga.

As condições de trauma são permanentes. O personagem adquire a característica de personalidade indicada na condição, podendo usá-la para criar problemas e assim ganhar pontos de experiência. Quando marca a sua quarta condição de trauma, o personagem não consegue mais continuar na arriscada carreira de vigarista. Ele deve se aposentar para um tipo de vida diferente ou ser enviado para a prisão como bode expiatório, assim diminuindo o nível de procurado do bando.

Condições de Trauma

  • Assombrado: Você se perde constantemente em devaneios, revivendo horrores do passado e recebendo visões.
  • Coração Mole: Você perde a sua dureza, tornando-se sentimental, passivo, gentil.
  • Cruel: Você procura oportunidades para ferir pessoas, mesmo sem motivo.
  • Frio: Você não é afetado por apelos emocionais ou relações sociais.
  • Imprudente: Você não se importa com a sua própria segurança, saúde ou economia.
  • Instável: O seu estado emocional é volátil – você pode se enfurecer facilmente, entrar em desespero, agir impulsivamente ou mesmo se paralisar em momentos tensos.
  • Obcecado: Você é fascinado por algo: uma atividade, uma pessoa, uma ideologia, etc.
  • Paranoico: Você vê perigo em todo lugar e não consegue confiar em outras pessoas.