> Recompensa
Quando terminam um golpe, a primeira coisa que os PJs fazem é contar os lucros da operação. Um golpe bem-sucedido gera reputação e moedas.
Cada golpe bem-sucedido produz 2 de reputação. O bando recebe +1 de reputação para cada Categoria que o seu alvo possuir acima da sua. Porém, se o alvo possuir uma Categoria inferior à sua, o bando recebe -1 de reputação para cada Categoria de diferença (para um mínimo de zero).
Um bando de Categoria I que consegue executar um golpe contra um alvo de Categoria III, recebe 4 de reputação (2 por padrão, +2 porque o alvo possui dois níveis de Categoria superiores). No caso de um bando de Categoria III que golpeia um alvo de Categoria I, a recompensa é de 0 reputação (2 por padrão, -2 pelo nível de Categoria inferior do alvo).
As marcas de reputação são anotadas no marcador de reputação na ficha do bando.
Uma operação que seja mantida completamente em segredo e conhecida apenas pelo bando resulta em zero de reputação.
A quantidade de moedas obtida pelo bando depende da natureza da operação e/ou o tipo de pilhagem adquirida:
- 2 moedas: um serviço menor; algumas bolsas cheias.
- 4 moedas: um serviço pequeno; um cofre.
- 6 moedas: um golpe típico; uma pilhagem respeitável.
- 8 moedas: um grande golpe; pilhagem valorosa.
- 10 ou mais moedas: um golpe estupendo; pilhagem impressionante.
As moedas podem ser divididas entre os membros do bando ou anotadas diretamente na ficha do bando – essa distribuição pode ser realizada de qualquer maneira escolhida pelos jogadores.
Na maioria dos bairros, chefes de facções criminosas cobram “taxas” de cada golpe praticado por bandos menores. Pergunte ao Mestre se algum chefe cobra taxas na sua região. Para pagar taxas a um chefe ou organização maior, subtraia uma quantidade de moedas igual à Categoria do bando +1. Se você evitar pagar as taxas exigidas por um chefe, inicie um relógio para representar o fim da paciência desse chefe. Sempre que você fizer um golpe e não pagar a taxa adequada, preencha uma fatia e perca 1 de status de facção com essa organização.
O Mestre pode narrar o encontro com o cliente ou patrono do bando, onde é feito o pagamento se desejar explorar algo nessa situação. Caso contrário, podemos descrever superficialmente essa cena e seguirmos para a próxima parte da folga.
Para o Mestre ou Mestra de jogo: nunca ferre com os seus jogadores na hora da recompensa. Não diga que o cliente mentiu e sumiu com a recompensa. Ou que o encontro para o pagamento na verdade é uma armadilha, e assim por diante. Embora isso seja um clichê da ficção criminal, os PJs de Blades já enfrentam problemas suficientes com facções rivais, fantasmas vingativos e autoridades corruptas. Na hora do pagamento, deixe que eles recebam o dinheirinho suado em paz.