> Determinando posição e efeito
O jogador descreve o que seu personagem está fazendo na narrativa e escolhe a sua ação, e então o Mestre define a posição e o efeito da rolagem. A combinação mais comum é Arriscada / Padrão, sendo então modificada pela ação escolhida, a força da oposição e os fatores de efeito.
Como a posição e efeito são variáveis independentes, o Mestre pode escolher entre nove diferentes combinações para aplicar em uma rolagem. Essa variação permite ao sistema representar situações narrativas vastamente diferentes.
Para exemplificar, imagine uma vigarista que, pelos caprichos cruéis do destino, está encarando sozinha uma pequena gangue de inimigos.
- Ela pode enfrentá-los, saltando ao seu meio em uma rajada de golpes e se metendo em uma baita Briga. Neste caso, a ameaça de uma força tão maior reduz a sua posição, e a escala da gangue reduz o seu efeito (Desesperado/Limitado).
- Ela pode lutar contra a gangue em algum ponto restrito, como um beco apertado que não permite que vários inimigos a ataquem ao mesmo tempo. Como ela não é ameaçada por vários inimigos ao mesmo tempo, o seu risco é semelhante a uma luta singular. Porém, como ainda existe um grande número de inimigos para derrotar, o seu efeito é reduzido (Arriscada / Limitado).
- Ela evita lutar contra a gangue, tentando se esquivar através deles para fugir. Ela ainda pode ser atacada por todos os lados, mas se o terreno é aberto e a gangue não pode cercá-la contra uma parede, o seu efeito não é reduzido (Desesperado / Padrão). Se ela encontrar algum meio de fuga próximo (como uma carruagem em movimento ou uma janela para um canal), o seu efeito pode ser ampliado (Desesperado / Sensacional).
- A gangue ainda não está ciente da sua presença – ela está em uma posição de tiro no teto de uma casa próxima. A sua arma dispara contra um dos inimigos. Os seus números superiores não são um fator para esse disparo, então o seu efeito não é reduzido; ela também não corre nenhum risco imediato (Controlada / Sensacional). Talvez ela deseje apenas usar fogo de supressão contra a gangue, forçando-os a procurar cobertura – nesse caso a escala do grupo se aplica (Controlada / Limitado). Se a gangue está alerta para possíveis ameaças, a sua posição é mais perigosa (Arriscada / Sensacional). Quando sabem que existe um atirador na área, a gangue se espalha e procura cobertura, reduzindo bastante o efeito (Arriscada / Limitado). Talvez a gangue possua armas de fogo e possa disparar contra a atiradora enquanto recuam para a cobertura, dificultando ainda mais a situação da nossa vigarista (Desesperada / Limitado).