logo

Desenvolvimento

> Desenvolvimento

Desenvolvimento do PJ

Cada jogador mantém o controle da quantidade de pontos de experiência (xp) que o seu personagem ganha, fazendo marcas na sua ficha na seção apropriada (os marcadores de xp).

Durante a sessão, você pode ganhar xp:

  • Quando realizar uma rolagem de ação desesperada. Marque 1 xp no atributo da ação rolada. Por exemplo, se rolar uma ação desesperada de Briga, você marca xp em Destreza. Você também marca xp quando rolar em uma ação de grupo desesperada.

Você também ganha xp ao fim da sessão – cheque os gatilhos de xp na sua cartilha. Cada um deles descreve algo que você pode fazer para ativá-lo. Você marca 1 xp para cada gatilho ativado durante a sessão, ou 2 xp para cada gatilho ativado várias vezes. Os gatilhos de xp são:

  • O gatilho de xp específico da cartilha. Podemos usar de exemplo o do Retalhador: “Lidar com um desafio através de violência ou coerção”. Um personagem “lida com um desafio” tentando superar um obstáculo difícil ou ameaça perigosa. Não importa se a ação é bem-sucedida – você recebe xp por tentar e correr o risco.
  • Você expressou as suas crenças, motivações, raízes ou histórico. Você define as crenças e motivações do seu personagem, sessão a sessão. Fale sobre elas para o grupo enquanto marca a xp.
  • Você enfrentou dificuldades ligadas ao seu vício ou traumas. Marque xp se o seu vício o levou a fazer alguma ação prejudicial ou se uma condição de trauma o causou problemas. Somente satisfazer seu vício não conta como gatilho, a não ser que o personagem passe da conta.

Você pode distribuir o xp recebido ao fim da sessão da forma que desejar entre os diferentes marcadores – seja nos atributos individuais ou na cartilha.

Quando um marcador de xp é completamente preenchido, a sua característica correspondente recebe um desenvolvimento e as suas marcas de xp são apagadas. O desenvolvimento da cartilha fornece uma habilidade especial à escolha do jogador. Já o desenvolvimento de um atributo oferece um ponto adicional em uma ação que pertença ao atributo em questão.

Nadja está jogando com uma Cão de Caça. Ao fim da sessão, ela analisa os seus gatilhos de xp e diz ao grupo quanto xp está ganhando. Durante a sessão, ela fez duas rolagens desesperadas de Caçar e marcou 2 xp no seu marcador de Esperteza. Ela também lidou com vários desafios rastreando ou usando violência, então marca agora 2 xp por isso. A sua personagem expressou repetidamente as raízes Iruvianas quando estava lidando com os Faixas Escarlates, o que leva a mais 2 xp. Ela também demonstrou as crenças da personagem, mas não recebe mais xp porque já atingiu o máximo nessa categoria (2 xp). A sua personagem não enfrentou dificuldades ligadas ao seu vício ou traumas, então não recebe xp por isso. No total, são 4 xp no fim da sessão (os 2 em Esperteza foram recebidos durante a sessão) – ela decide colocar todos os pontos no seu marcador de xp de Esperteza. Isso preenche completamente o marcador, então Nadja adiciona um ponto em Caçar.

Você também pode receber xp fazendo a atividade de treino durante a folga. Quando o seu personagem treina, você marca 1 xp em um dos atributos ou no marcador de cartilha. Porém, cada marcador só pode ser treinado uma única vez por fase de folga.

Desenvolvimento do Bando

Ao final da sessão, o grupo checa os gatilhos de xp na ficha do bando e marca 1 xp para cada item ocorrido durante essa sessão. Itens que tenham surgido múltiplas vezes ou de uma forma importante fornecem 2 xp ao invés de apenas 1. Esse xp é anotado no marcador de desenvolvimento na ficha do bando. Os gatilhos de xp de bando são:

  • O gatilho de xp específico da ficha do bando. O exemplo dos Contrabandistas é “Executar uma operação de contrabando ou adquirir novos clientes ou fontes de contrabando”. Marque xp se o bando completou com sucesso uma operação ligada a esse gatilho.
  • Enfrentar desafios acima do seu nível. Marque xp se o grupo se meteu com inimigos de Categoria superior ou ameaças mais perigosas.
  • Disseminar a reputação do seu bando ou desenvolver uma nova reputação. Cheque a reputação do seu bando – vocês fizeram algo para disseminá-la? Também marquem xp caso tenham desenvolvido uma nova reputação para o bando.
  • Expressar os objetivos, motivações, conflitos internos ou natureza essencial do bando. Esse gatilho é bem amplo e cobre quaisquer acontecimentos que ressaltem os elementos que tornam o seu bando único.

Quando o marcador de desenvolvimento é completamente preenchido, as marcas de xp são apagadas e o bando recebe uma nova habilidade especial ou marca duas caixas de upgrade.

Exemplo: Um bando de Assassinos acabou de preencher o seu marcador de desenvolvimento. Eles podem pegar uma habilidade especial nova, como Predadores. Ou podem preferir marcar duas caixas de upgrade, como Contatos na Prisão e Treinamento.

O grupo então descreve como obteve essa nova habilidade ou upgrade. De onde veio? Como isso se torna uma nova parte do bando?

Aproveitando os lucros

Toda vez que o bando se desenvolve, cada PJ recebe uma quantidade de tesouro igual à Categoria do bando +2. Esse valor representa o lucro gerado pelas operações secundárias do bando.