> Rituais
Executar um ritual é um eufemismo deveras inócuo para o ato de contatar forças abissais e suplicar que elas atendam às suas vontades. Porém, poucos estão dispostos a contrariar aqueles que se dedicam a essas práticas consideravelmente arriscadas.
A fonte do ritual
Ao escolher a habilidade especial Ritualista, você adquire o conhecimento de um ritual – responda as questões abaixo para criá-lo. Para aprender um novo ritual, um PJ precisa primeiro encontrar a sua fonte. Uma fonte pode ser obtida como recompensa de um golpe ou resultado de um projeto de longo prazo – talvez você roube um livro de rituais durante o assalto ao Museu de Antiguidades; ou reconstrua as instruções através de consultas a cultistas, textos antiquíssimos ou outros métodos de sua própria criação.
Como aprender um ritual
Depois de encontrar a fonte do ritual, você precisa completar um projeto de longo prazo para aprendê-lo. O aprendizado da maior parte dos rituais é representado por um relógio de 8 fatias. O jogador e o Mestre respondem as questões ritualistas (veja abaixo) para definir o seu efeito em jogo e o que é necessário para executá-lo. O jogador deve anotar essas respostas em sua cartilha para futuras consultas.
Questões Ritualistas
- O Mestre pergunta: “O que o ritual faz e por que é estranho?” O jogador responde.
- O jogador pergunta: “O que eu preciso fazer para executar o ritual, e qual é o preço?” O Mestre responde. A execução de um ritual exige pelo menos uma atividade de folga, e causa uma quantidade de estresse no seu executor igual à sua magnitude. Se a execução for arriscada ou perigosa, é necessário fazer uma rolagem de ação (geralmente Sintonizar). O ritual pode demandar custos adicionais, como um sacrifício, item raro, o início (ou avanço) de um relógio de progresso preocupante, etc.
- O Mestre pergunta: “Como o conhecimento desse ritual e das forças por trás dele afeta você? Quais emoções e medos surgem?” O jogador responde.
Exemplos de Respostas
Jogador: “O ritual protege uma pessoa para que os fantasmas das suas vítimas não consigam encontrá-la. Ele é estranho porque… pela duração da proteção, a pessoa às vezes chora lágrimas de sangue negro”.
Mestre: “Use uma atividade de folga para preparar uma mistura de tabaco, fumo dos sonhos e as cinzas da cremação de uma vítima – a mistura é então fumada pelo alvo. Você sofre pelo menos 3 de estresse ao executar o ritual, e esse será o valor de qualidade do efeito. Se algum espírito tentar superar essa proteção, a rolagem de sorte vai usar esse valor – então pode ser útil sofrer mais estresse para tornar a proteção mais potente.
Jogador: “Tudo certo. O meu novo medo é o que pode acontecer caso os espíritos descubram a origem dessa proteção e resolvam se vingar de mim”.
Executando um Ritual
Para executar um ritual, você deve possuir a habilidade especial Ritualista e seguir o método descrito pelas questões ritualistas. A maioria dos rituais exige uma atividade de folga para ser executado, embora os mais poderosos, ou que tenham alcance mais vasto, possam demandar duas ou mais. Alguns rituais podem ser parcialmente executados durante a folga, permanecendo engatilhados e aguardando um último ato que complete a sua execução – uma frase de encantamento, uma ação ritualística, etc. Ao realizar esse ato, o personagem completa a execução e o ritual se manifesta em todo o seu poder. Nesses casos, faça uma nota indicando que o ritual foi “engatilhado” e pode ser ativado em algum momento posterior.
Ao executar um ritual, você sofre a quantidade de estresse estabelecida pelas questões ritualistas. Essa quantidade corresponde diretamente à magnitude das forças sendo invocadas. O Mestre usa a magnitude como uma orientação para estabelecer o custo de estresse, que pode ser menor ou maior que os exemplos da tabela, para se adequar à natureza do ritual.
A execução de rituais demanda tempo. Use os exemplos de duração na tabela de magnitude para reduzir o custo de estresse de acordo com o tempo necessário para a execução (geralmente acima de uma hora).
O Mestre também pode avançar um relógio de progresso após a execução de um ritual, representando a atuação de um poder ou entidade arcana, ou o progresso de uma consequência sinistra do uso constante do ritual.
Se a execução de um ritual envolver algum risco ou perigo, uma rolagem de ação (geralmente usando Sintonizar) determina se acontece alguma consequência desagradável. Rituais que possuam efeitos indeterminados ou imprevisíveis podem usar uma rolagem de sorte para indicar se as suas manifestações são positivas ou negativas. Como a execução de um ritual é uma atividade de folga, você pode gastar moedas (de 1 para 1) para aumentar o nível de resultado da rolagem de sorte (representando o uso de materiais ritualísticos raros ou valiosos). Rituais que sejam tanto perigosos quanto imprevisíveis podem precisar de ambas as rolagens.
Cada execução de ritual é um evento único e singular; execuções posteriores podem ter funcionamento e resultados diferentes das anteriores. O Mestre ou o jogador podem pedir uma nova rodada de questões ritualistas para redefini-lo. Os rituais trazem uma vasta gama de efeitos arcanos para o jogo, então use-os com moderação! Se em algum momento sentir que perdeu o controle, refaça as questões para estabelecer novas regras, custos e efeitos estranhos. As forças abissais não são meros brinquedos nas mãos de vigaristas, e nunca devem ser consideradas fontes de poder seguras ou confiáveis.