logo

O Bando

O Bando

Criação de Bando

Escolha um tipo de bando

Cada jogo de Blades deve possuir tipos de bandos apropriados para o seu cenário e premissa. Esses tipos podem representar organizações, gangues, navios, fortalezas, etc. Procure oferecer três a seis opções.

O tipo do seu bando determina a espécie de golpe que será seu foco e oferece habilidades especiais para ajudar nesse tipo de ação. O tipo do bando não restringe as operações – um bando de contrabandistas pode assaltar ou vender contrabando –, mas aponta um conjunto de atividades que gera mais xp e dinheiro para o desenvolvimento do grupo.

Assim como a cartilha dos PJs, o tipo do bando é a maneira pela qual o grupo é conhecido no submundo. As facções criminosas e outras instituições pensam em vocês como “assassinos”, um “culto” ou “contrabandistas” e os tratarão de acordo com isso.

O seu bando começa com 2 moedas em seus cofres (que representam a soma das economias dos PJs). Vocês são de Categoria 0, possuem controle forte e 0 reputação.

Escolha uma reputação inicial e descreva o covil

Vocês acabaram de formar o seu bando e montar o seu covil. Considerando as suas desventuras passadas, que tipo de reputação esses personagens ganharam entre as facções do submundo? Escolha uma da lista a seguir ou crie a sua própria.

  • Ambicioso
  • Violento
  • Audacioso
  • Honrado
  • Profissional
  • Astuto
  • Sutil
  • Estranho

O bando recebe xp quando aumenta a sua reputação, então o grupo deve escolher uma que indique o tipo de ação que eles estão interessados em desempenhar durante o jogo. O seu bando vai ser audacioso e imprudente, enfrentando alvos de Categoria superior? Vocês vão fazer golpes considerados arriscados demais pelas outras facções? Vocês estão interessados em eventos estranhos e incompreendidos?

O grupo também deve decidir sobre o seu covil – a sua localização, decoração, ambientação. Como o bando começa o jogo na Categoria 0, o seu covil geralmente toma a forma de um lugar modesto ou parcialmente abandonado.

Determine a sua área de caça

Todo bando começa escolhendo uma área de caça – uma região familiar aos seus membros e que sirva de alvo para os seus golpes. Essa área não é muito grande, contendo apenas três ou quatro quarteirões de uma cidade, e não precisa se localizar no mesmo bairro ou distrito do covil do bando. Porém, como toda a cidade é dividida entre grandes e poderosas facções, mesmo atividades pequenas são consideradas intrusões. O Mestre indica qual facção controla a área, e o bando decide como lidar com ela:

  • Pagamento. Pague 1 moeda para a facção em troca do uso do espaço para atuação.
  • Tributo. Pague 2 moedas à facção como uma demonstração de respeito e receba +1 status com ela.
  • Não gaste nenhum dinheiro e receba -1 status com essa facção.

Cada área de caça é adequada para um tipo específico de operação criminosa – assassinos escolhem áreas escuras e pouco habitadas, já mascates preferem praças movimentadas e distritos boêmios. Dessa forma, cada tipo de bando indica algumas operações típicas que são empreendidas em sua área – assassinos possuem as opções Acidente, Assassinato, Desaparecimento ou Sequestro. O seu bando deve escolher uma dessas operações para representar a sua especialidade.

Quando o seu bando prepara uma operação de sua especialidade dentro da área de caça, os jogadores recebem +1d em rolagens de levantar informações e uma atividade de folga adicional e gratuita para contribuir com ela. Isso pode ajudá-los a revelar uma oportunidade, adquirir um recurso necessário para o golpe, encontrar um comprador interessado, etc.

Ao adquirir territórios, o bando expande o tamanho e/ou tipo da sua área de caça, possivelmente possibilitando novas operações. Os jogadores e Mestre devem detalhar a nova área e/ou métodos de atuação.

Escolha uma habilidade especial

Os jogadores devem examinar as habilidades especiais disponíveis ao seu bando e escolher uma delas. Se estiverem em dúvida, o grupo pode escolher a primeira habilidade da lista. Ela foi estrategicamente posicionada por ser uma ótima escolha padrão. Mais importante que isso, porém, é escolher uma habilidade especial que deixe todos animados e interessados. O bando pode desenvolver mais habilidades no futuro conforme recebe xp.

As escolhas de tipo do bando, reputação, covil, área de caça e habilidade especial possuem um propósito muito importante: permitir que os jogadores descubram as suas áreas de interesse e que direcionem a sua experiência de jogo nesse caminho. Essas áreas já representam uma grande gama de possibilidades, e esse foco oferece forte impulso e direção no começo do jogo.

Selecione os upgrades do bando

Os upgrades representam recursos valiosos que ajudam o bando de alguma forma, como um barco ou gangue – veja as descrições completas a seguir. Cada tipo de bando possui dois upgrades predeterminados que são especialmente adequados às suas atividades (como o Treinamento de Destreza e a gangue de Capangas do bando de Valentões).

Os jogadores escolhem dois upgrades adicionais para o seu bando, totalizando quatro upgrades iniciais. Eles podem escolher upgrades específicos do seu tipo de bando ou upgrades gerais indicados na ficha.

Quando o bando escolhe os seus dois upgrades, o Mestre indica duas facções afetadas por essas escolhas:

  • Uma facção ajudou o bando a conseguir um upgrade, firmando uma relação positiva que resultou em +1 status. O bando pode gastar 1 moeda para agradecer a ajuda, recebendo +2 status ao invés de somente 1.
  • O bando prejudicou uma outra facção para obter um upgrade. A inimizade resultou em -2 status com eles. O bando pode gastar 1 moeda para apaziguá-los, resultando em -1 status ao invés de -2.

O bando pode obter mais upgrades ao receber xp.

Escolha um contato favorito

Os jogadores devem examinar a lista de potenciais contatos na ficha do bando e escolher um deles para representar um amigo próximo, aliado antigo ou parceiro criminoso. O Mestre indica duas facções afetadas por essa escolha:

  • Uma facção também é amigável com esse contato, e o bando recebe +1 status com ela.
  • Uma facção é hostil a esse contato, e o bando recebe -1 status com ela.

O bando pode decidir que as facções dão ainda mais importância a esse contato, recebendo +2 status e -2 status ao invés de somente +1/-1.

Exemplos de upgrades de bando

  • Hangar de Barco: Você tem um barco, uma doca em um canal e um pequeno hangar para armazenar equipamentos náuticos. Esse upgrade pode ser realizado novamente, resultando em um barco reforçado contra ataques e com maior capacidade de carga.
  • Garagem de Carruagem: Você possui uma carruagem, animais de carga para puxá-la e um estábulo. Fazer esse upgrade novamente resulta em uma carruagem reforçada contra ataques e montarias maiores e mais rápidas.
  • Parceiro: Um parceiro é uma gangue ou um único especialista PdM que trabalha para o bando. Para mais informações sobre parceiros, veja a seção seguinte.
  • Esconderijo: O covil do bando tem uma localização secreta e disfarçada da vista de transeuntes. Mesmo se o covil for descoberto, os membros do bando podem realocá-lo para uma nova localização secreta e escondida. Para isso, eles só precisam usar duas atividades de folga e pagar uma quantidade de moedas igual à Categoria do bando.
  • Maestria: O bando tem acesso a treinamento de nível alto. Os PJs podem aumentar os seus valores de ação até o nível 4 (eles são restritos ao nível 3 até obterem esse upgrade). A Maestria custa quatro caixas de upgrade.
  • Qualidade: Cada upgrade aumenta o nível de qualidade de todos os itens dos PJs que pertençam a um determinado tipo. Esse aumento vai além da Categoria do bando e dos itens superiores dos PJs. O bando pode melhorar a qualidade de Documentos, Instrumentos (o que cobre Instrumentos de Escalada e Instrumentos de Arrombamento), Implementos Arcanos, Suprimentos de Subterfúgio, Ferramentas (que incluem Ferramentas de Demolição e Ferramentas de Adulteração) e Armas. Uma vigarista que pertence a um bando de Categoria 0 com o upgrade de Qualidade de Instrumentos (+1) e gazuas superiores (+1), pode lidar com uma fechadura de Categoria II em pé de igualdade.
  • Alojamentos: O covil inclui quartos e alojamentos para o bando. Sem esse upgrade, cada PJ dorme em um lugar diferente e fica vulnerável.
  • Covil Seguro: O covil do bando é equipado com fechaduras, alarmes e armadilhas para repelir invasores. Fazer esse upgrade novamente acrescenta proteções arcanas que funcionam contra espíritos. O bando pode rolar a sua Categoria se essas defesas forem testadas – o resultado determina a sua eficácia em deter os intrusos.
  • Treinamento: Esse upgrade permite que os PJs recebam 2 xp (ao invés de 1) ao treinarem um marcador específico de xp durante a folga, permitindo que eles avancem mais rapidamente. Veja mais informações na seção de Desenvolvimento. Se o bando possui Treinamento de Esperteza, o PJ marca 2 xp (ao invés de 1) no marcador de Esperteza ao realizar um Treino em Esperteza. Se o bando possui Treinamento em Cartilha, o PJ marca 2 xp no marcador de cartilha após o treino apropriado.
  • Cofre: O covil possui um cofre seguro, permitindo que o bando armazene até 8 moedas. Fazer esse upgrade novamente aumenta essa capacidade para 16. Esse cofre inclui uma parte separada que pode ser usada como cela de detenção.
  • Oficina: O covil possui uma oficina equipada com ferramentas para adulteração e alquimia, assim como uma pequena biblioteca de livros, documentos e mapas. Os PJs podem usar esses recursos para progredir em projetos de longo prazo sem deixar a segurança do covil.

Parceiros

Um parceiro é uma gangue ou um especialista que trabalha para o seu bando. Recrutar um novo parceiro exige que o bando gaste dois upgrades e siga o processo abaixo:

Criação de gangue

Escolha um tipo de gangue da lista abaixo:

  • Intelectuais: eruditos, inventores, ocultistas e químicos.
  • Trapaceiros: celebridades, espiões e golpistas.
  • Andarilhos: condutores de carruagem, marinheiros e saqueadores das terras mortas.
  • Ocultos: batedores, infiltradores e ladrões.
  • Capangas: brigões, matadores e trabalhadores braçais.

Uma gangue possui escala e qualidade iguais à Categoria do bando. Os dois valores aumentam quando o bando sobe de Categoria.

Um bando de Categoria 0 conta com uma gangue de qualidade 0 e escala 0 (1 ou 2 pessoas). Quando o bando chega à Categoria II, a gangue passa a ter qualidade 2 e escala 2 (contando com 12 pessoas).

Alguns upgrades de bando adicionam a característica “Elite” a uma gangue, o que concede +1d em rolagens de um certo Tipo. Então, um bando de Categoria I, que possua uma gangue de Capangas de Elite (+1d), rola 2d quando os envia para matar um alvo.

Criação de especialista

O tipo do especialista indica a sua área de especialização. Defina o seu tipo e anote-o. Um especialista pode ser um Assassino, Doutor, Espião, Investigador, Ocultista, entre vários outros.

Um especialista possui qualidade igual à Categoria do bando +1. A sua escala é sempre zero (1 pessoa). A qualidade dos especialistas aumenta sempre que o bando sobe de Categoria.

Méritos e Defeitos

Atribua ao seu parceiro um ou dois méritos e um número correspondente de defeitos.

Méritos

  • Assustador: o parceiro tem aparência e reputação assustadoras.
  • Independente: na falta de ordens diretas, esse parceiro tomará boas decisões e agirá de sua própria iniciativa.
  • Leal: o parceiro não pode ser subornado ou forçado a traí-lo.
  • Determinado: missão dada é missão cumprida – o parceiro não será desviado de sua tarefa.

Defeitos

  • Princípios: o parceiro tem um conjunto de ética ou valores que nunca trairá.
  • Sanguinário: o parceiro é excessivamente violento e cruel.
  • Instável: o parceiro nem sempre está disponível devido a outras obrigações, consequência dos seus vícios ou outros motivos.
  • Indomável: o parceiro é beberrão, devasso e tagarela.

Modificando um parceiro

O bando pode gastar dois upgrades para acrescentar um tipo adicional a uma gangue ou especialista. Um parceiro usa o seu valor de qualidade para realizar ações adequadas ao seu tipo – para todas as outras, a sua qualidade é zero. Um determinado parceiro pode possuir até dois tipos.

Usando um parceiro

Quando um bando envia um parceiro para alcançar um objetivo, role a sua qualidade para determinar o resultado. Alternativamente, um PJ pode supervisionar essa manobra liderando uma ação em grupo. Ele pode Comandar para orientar o parceiro através de ordens e planejamento, ou agir ao seu lado rolando a ação apropriada. A relação entre o nível de qualidade do parceiro e do oponente determina a posição e efeito da ação.

O bando de Mascates deseja expulsar uma gangue rival de um beco usado como ponto de venda de drogas. Os PJs então mandam a sua gangue de Capangas para escorraçá-los. O Mestre rola 2d para a qualidade dos Capangas, que resulta em um 3. Uma hora depois, os Capangas retornam, abatidos e ensanguentados. Um deles declara, constrangido, “Eles eram bem durões, chefe.” (O Mestre aplicou um dano no parceiro, e eles não conseguiram alcançar o seu objetivo).

No próximo dia, a chefe do bando resolve se juntar aos Capangas e liderar uma ação de grupo. Ela rola os seus 3d de Brigar junto com os 2d dos Capangas e consegue um 6. Dessa vez, eles dão uma surra na outra gangue e os expulsam completamente da área (pelo menos por enquanto).

Dano e Recuperação de parceiros

Os parceiros podem sofrer danos de forma similar aos PJs, em quatro níveis diferentes:

  1. Debilitado. O parceiro tem efeito reduzido.
  2. Enfraquecido. O parceiro funciona com qualidade reduzida (-1d).
  3. Arruinado. O parceiro não consegue fazer nada até se recuperar.
  4. Morto. O parceiro é destruído.

A recuperação dos parceiros acontece durante o período de folga – se as circunstâncias permitirem, cada um deles remove um nível de dano. Caso um PJ use uma atividade de folga para ajudar um parceiro na recuperação, um nível adicional é removido.

O bando pode substituir um parceiro destruído. Um PJ pode usar duas atividades de folga e gastar uma quantidade de moedas igual à Categoria do bando +2 para recrutar um novo especialista ou novos membros para uma gangue.

Resumo da criação de bando

Escolha um tipo de bando. O tipo do bando determina o seu propósito, suas habilidades especiais e a maneira pela qual ele se desenvolve.

Você começa com Categoria 0, controle forte, reputação 0 e 2 moedas.

Escolha uma reputação inicial e descreva o covil. Escolha a maneira como as facções do submundo encaram o seu bando: Ambicioso – Violento – Audacioso – Honrado – Profissional – Astuto – Sutil – Estranho. Examine o mapa e escolha o distrito para sediar o seu covil. Descreva o covil.

Determine a sua área de caça. Examine o mapa e escolha um distrito para servir como sua área de caça. Decida como lidar com a facção que controla essa área.

  • Pague 1 moeda.
  • Pague 2 moedas e receba +1 status com a facção.
  • Não pague e receba -1 status com a facção.

Escolha uma habilidade especial. Elas estão listadas na coluna cinza no centro da ficha de bando. Se estiver em dúvida, escolha a primeira da lista. Ela representa uma boa escolha padrão.

Selecione os upgrades do bando. O seu bando possui dois upgrades predeterminados. Escolha mais dois. Se o seu bando possui um parceiro, siga o procedimento para criá-lo. Anote as mudanças de status relacionadas aos upgrades:

  • Uma facção ajudou o bando a conseguir um upgrade. Receba +1 status com ela ou gaste 1 moeda para ganhar +2 status.
  • Uma facção foi prejudicada pelo bando quando este conseguiu um upgrade. Receba -2 status com ela ou gaste 1 moeda para receber apenas -1 status.

Escolha um contato favorito. Marque o contato que representa um amigo próximo, aliado antigo ou parceiro criminoso. Anote as mudanças de status de facções relacionadas a esse contato:

  • Uma facção é amigável com seu contato. Receba +1 status com ela.
  • Uma facção é hostil ao seu contato. Receba -1 status com ela.

Você pode escolher aumentar a importância do relacionamento do seu contato com as facções, aumentando os bônus e penalidades de status para +2 e -2.