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Criação de Personagens

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Escolha ou Crie sua Cartilha

A cartilha é a folha que contém todas as regras específicas para jogar com um determinado tipo de personagem em um jogo de Blades (ou um jogo dele derivado). Por exemplo, você pode criar uma cartilha chamada Soldado que possua habilidades especiais relacionadas à batalha, ou uma cartilha chamada Médico com habilidades relacionadas à medicina de campo.

Escolher uma cartilha significa escolher um conjunto de habilidades especiais (que oferecem ao personagem variadas maneiras de quebrar as regras do jogo) e um conjunto de gatilhos de xp (que determinam como o personagem recebe xp para seu desenvolvimento). Apesar de suas diferenças, todas as cartilhas essencialmente representam vigaristas. O Retalhador recebe habilidades especiais relacionadas ao combate, mas isso não quer dizer que ele é “o guerreiro” do grupo. Qualquer tipo de personagem pode lutar bem. Pense na cartilha como uma área de foco e preferência, não como um conjunto de perícias exclusivas.

É por isso que as chamamos de “cartilhas” ao invés de “classes” ou “arquétipos”. Você está escolhendo um conjunto de valores de ação iniciais e habilidades especiais às quais o seu personagem tem acesso – elas não definem a sua essência imutável ou natureza verdadeira. O seu personagem vai se desenvolver e mudar com o passar do tempo; descobrir a pessoa que ele vai se tornar é parte da diversão de jogar esse jogo.

Após escolher sua cartilha, siga os passos abaixo para construir seu personagem.

Escolha as raízes

As raízes do seu personagem descrevem de onde a sua família vem e a sua cultura. Ao determinar as suas raízes, escreva um detalhe sobre a sua vida familiar na linha disponível.

Escolha um histórico

O histórico de um personagem descreve o que ele fazia antes de se juntar ao bando. Escolha um histórico e escreva um detalhe a seu respeito, que seja específico ao personagem.

Distribua quatro pontos de ação

A sua cartilha começa com três pontos de ação já aplicados. Você adiciona mais quatro pontos (para um total de sete). No início do jogo, nenhuma ação pode ter um valor acima de dois pontos (a não ser que uma habilidade especial especifique o contrário). Distribua os seus quatro pontos da seguinte forma:

  • Coloque um ponto em uma ação que reflita as raízes do seu personagem.
  • Coloque um ponto em uma ação que reflita o histórico do seu personagem.
  • Coloque mais dois pontos em qualquer ação que você deseje (lembre-se que o valor máximo inicial é 2).

Escolha uma habilidade especial

Dê uma boa olhada nas habilidades especiais da sua cartilha e escolha uma delas. Se estiver em dúvida, escolha a primeira da lista. Ela foi estrategicamente posicionada por ser uma boa escolha padrão.

Armadura Especial

Algumas habilidades especiais fazem referência à armadura especial. Cada cartilha tem um conjunto de três caixas que contabilizam o uso de armadura (padrão, pesada e especial). Se você possuir alguma habilidade que use a armadura especial, marque essa caixa quando ativá-la. Essa caixa não pode ser usada caso você não possua nenhuma habilidade que use a armadura especial.

Escolha um amigo próximo e um rival

Cada cartilha conta com uma lista de PdMs conhecidos pelo seu personagem. Escolha um deles como um relacionamento próximo (seja como bom amigo, amante, parente ou outro) e marque o triângulo que aponta para cima ao lado do seu nome. Então, escolha outro personagem da lista para servir como seu rival ou inimigo e marque-o usando o triângulo que aponta para baixo ao lado do seu nome.

Escolha o seu vício

Cada personagem é refém de um vício ou outro, ao qual se entregam para aliviar o estresse acumulado de suas operações criminosas. Escolha um vício da lista abaixo e escreva alguns detalhes específicos, incluindo o nome e localização do seu fornecedor de vício.

  • Fé: Você é dedicado a um poder invisível, deus esquecido, ancestral, etc.
  • Jogos: Você anseia por jogos de azar, apostas em eventos esportivos, etc.
  • Luxos: Você insiste em ostentar riquezas e fazer dispendiosas demonstrações de opulência.
  • Obrigações: Você é devotado a uma família, uma causa, uma organização, uma caridade, etc.
  • Prazer: Você procura a gratificação de amantes, comida, bebidas, drogas, arte, teatro, etc.
  • Estupor: Você procura o esquecimento abusando de drogas, bebendo até cair, lutando até apagar em ringues ilegais, etc.
  • Estranho: Você experimenta essências estranhas, socializa com espíritos desgarrados, executa rituais bizarros ou mantém tabus incomuns, etc.

Anote o seu nome, alcunha e aparência

Escolha um nome para o seu personagem usando a lista de exemplo ou crie o seu próprio. Anote qualquer apelido ou alcunha que o seu personagem use no submundo. Descreva a aparência do seu personagem usando algumas palavras evocativas (alguns exemplos são oferecidos em Modelo de Cartilha de Personagem).

Revise os detalhes

Dê uma boa olhada nos detalhes da cartilha do personagem, especialmente nos gatilhos de xp (como “Receba xp quando lidar com um desafio usando conhecimento ou poder arcano”, por exemplo) e nos itens especiais disponíveis ao seu personagem (como a máscara espiritual de um Sussurro, por exemplo). Você tem acesso a todos os itens na sua cartilha, então não se preocupe em escolher itens específicos. Só é necessário decidir o que o personagem carrega durante o golpe, mais à frente.

Acabamos! O seu personagem está pronto! Na primeira sessão, o Mestre vai fazer algumas perguntas sobre o seu personagem – quem ele é, como ele pensa, ou sobre eventos no seu passado. Se não souber uma resposta, invente! Os outros jogadores sempre podem ajudar com ideias, então não hesite em consultá-los.

Resumo da criação do personagem

Escolha uma cartilha. A cartilha representa a reputação do seu personagem, as suas habilidades especiais e a maneira pela qual ele se desenvolve.

Escolha as raízes. Descreva a sua escolha com uma nota sobre a sua vida familiar. Por exemplo: mineradores que se tornaram refugiados de guerra.

Escolha um histórico. Detalhe a sua escolha com a sua história específica. Exemplo: Proletário (Caçador, amotinado).

➍ Distribua quatro pontos de ação. Nenhuma ação pode começar com um valor acima de 2 durante a criação de personagem. Os valores podem ser aumentados até 3 após a criação. As ações só podem ser aumentadas para o valor 4 após o bando receber o desenvolvimento Maestria.

Escolha uma habilidade especial. Elas estão listadas na coluna cinza no centro da cartilha de personagem. Se estiver em dúvida, escolha a primeira da lista. Ela representa uma boa escolha padrão.

Escolha um amigo próximo e um rival. Marque um personagem como um amigo próximo, aliado antigo, parente ou amante (usando o triângulo para cima). Marque outro como rival, inimigo, amante rejeitado, parceiro traído, etc. (usando o triângulo para baixo).

Escolha o seu vício. Escolha o vício preferido pelo seu personagem, descreva-o com algumas palavras e indique o nome e localização do seu fornecedor.

Anote o seu nome, alcunha e aparência. Escolha um nome, alcunha e escreva algumas palavras que descrevam a aparência do seu personagem. Exemplos estão disponíveis em Modelo de Cartilha de Personagem.

Preparação e Carga

Você tem acesso a todos os itens na cartilha do seu personagem, mas no começo de cada operação é necessário decidir a quantidade de carga do seu personagem. Sempre que quiser usar um item, você declara que o personagem o carrega e marca a caixa correspondente. A quantidade máxima de itens carregados depende do nível da carga escolhida. A carga também determina a sua velocidade de movimento e o quanto de atenção o personagem chama para si.

  • Carga 1 a 3: Leve. Você é mais rápido, pouco chamativo e se mistura bem entre a multidão.
  • Carga 4 ou 5: Normal. Você aparenta ser um encrenqueiro preparado para o perigo.
  • Carga 6: Pesado. Você está mais lento, e parece ser um operativo em uma missão.
  • Carga 7 a 9: Sobrecarregado. Você está carregando muito peso e não consegue fazer nada a não ser mover-se bem lentamente.

Algumas habilidades especiais (como a habilidade Mula de carga do Retalhador ou Aparelhagem de Assassino) aumentam os limites de carga.

Alguns itens são muito pesados e por isso contam dobrado para a carga, sendo representados por duas caixas conectadas. Itens em itálico não contam para a carga.

Na criação do personagem não é necessário escolher itens específicos, apenas checar aqueles listados na cartilha e as suas descrições.