> O Golpe
Assassinato encomendado, expedições de contrabando, extorsão violenta, rituais sombrios, roubos silenciosos, vendas ilegais – essas são as únicas alternativas de sobrevivência para aqueles empurrados às margens da sociedade, e desprovidos dos privilégios da corrupta e predatória elite.
Nós jogamos Blades in the Dark para descobrir se um inexperiente bando de vigaristas encontrará sucesso no submundo do crime. Nesse meio, a prosperidade depende enormemente de empreitadas ilícitas, popularmente conhecidas como golpes.
Um golpe compreende uma única operação com um objetivo em particular: fazer um roubo na mansão do Lorde, assassinar o diplomata, transportar clandestinamente um artefato estranho para a cidade, etc. A maioria dos golpes se encaixa em três categorias:
- Uma atividade criminosa, determinada pelo tipo do seu bando. Essa categoria inclui assassinatos, roubos, tráfico de substâncias ilegais, etc.
- Tomar uma posse escolhida do mapa de posses do bando. As posses permitem que o bando cresça e se desenvolva. Veja a seção O Jogo das Facções para mais detalhes.
- Uma missão especial ou objetivo determinado pelos jogadores (como, por exemplo, adquirir um raro artefato necessário para o ritual do Sussurro do bando).
Golpes podem ser longos e envolventes, ou curtos e divertidos. Eles podem exigir várias rolagens e envolver muitos perigos, ou serem resolvidos com algumas poucas ações. Jogue e descubra! Um golpe não precisa preencher toda a sessão, deixe que ele dure o tempo que precisar durar.
Os PJs podem elaborar um golpe simplesmente escolhendo um alvo (a partir do seu mapa de posses ou lista de facções, por exemplo), abordando um cliente em busca de trabalho, ou sendo contatados por um PdM que procura um bando para uma tarefa ilícita.
Um golpe contém alguns elementos-chave detalhados neste capítulo: planejamento & abertura, flashbacks e trabalho em equipe.