Olá a todos! Me chamo Antonio Pop e junto do Rafael Beltrame, vamos assinar esta coluna com o diário de desenvolvimento do OD 2ª edição.
Aqui vamos explicar como tomamos certas decisões, falar precisamente do porque das mudanças (ou não) e tentar ir dando um norte para que todos entendam o que o OD2 se propõe a ser e também o que ele NÃO quer ser.
Pra começar, vamos falar desse título aí… meio pretencioso até e 100% proposital. Nós temos usado essa frase com alguma constância no primeiro “corpo-a-corpo” pós-anúncio do OD2 e quando conversei sobre ela com o Beltrame, veio o tom certo para este primeiro artigo.
Não sei se todos imaginam como seja um departamento de atendimento ao cliente. O SAJ (serviço de atendimento ao jogador) compila e agrega todas as mensagens que recebemos e com isso conseguimos gerar um mapa bem preciso de quais pontos do jogo estão com problemas de compreensão. Onde precisamos melhorar as descrições, quais pontos são mais vulneráveis do texto. Isso já nos dá a vantagem de sermos bem precisos onde estão os problemas mais gritantes.
Se você somar a isso, o trabalho de pesquisa feito em cima do que está sendo feito, seja na chamada “cena OSR” aqui no Brasil ou na gringa, vendo as opiniões em grupos de discussão, lendo fóruns, redits, blogs etc, estamos há um bom tempo compilando o que entendemos ser o Zeitgeist do mercado atual.
Claro é óbvio que este é um processo moroso, altamente subjetivo. É preciso ler nas entrelinhas, perceber o que o cliente fala até mesmo quando ele não fala e mesmo assim, é complicado é dificil como tudo que é subjetivo e depende de alguma interpretação. Por fim tem ainda o complicador de você ainda precisa filtrar o que o jogador quer do que você não PODE fazer.
É por estas e por outras, e amparado nas primeiras reações às primeiras informações que foram liberadas nas últimas horas que a gente está bem confiante em poder dizer… vc vai gostar do playtest!
No aguardo!
Já comecei a reunir os trocados pra quando lançar kkjk ansioso aqui sz
Vem ni mim, OD2!