Olá a todos
Com o final do período de respostas do formulário 3, estamos aqui para comentar o resultado da pesquisa e começar a discutir o módulo 4, que será liberado provavelmente nos próximos dias.
Varios pontos estão aprovados, resolvidos e determinados, mas alguns pontos, principalmente ligados às especializações precisam de mais ajustes.
Vamos discutindo os pontos votados um a um:
1. Nome dos Métodos de Sorteio de Atributos
Aprovação de 96,5%
Usar dois tiers para o sorteio de atributos, tendo duas regras oficiais já tinha sido aprovado antes, mas faltam os ajustes dos nomes. Agora como os métodos Aventureiro (3d6) e Heróico (4d6) concluímos os testes do capítulo de atributos.
2. Raças
Aprovação de 92,9%
Aqui também a missão está concluída. Temos nossas 4 raças básicas prontas. O Mesmo não pode ser dito ainda das raças extras do Companion, mas falaremos disso na próxima pergunta.
3. Meio-elfos e suas Habilidades
Aprovação de 60%
Meio-elfo do módulo 3 gongado! Um gongo baixinho mais ainda assim abaixo da nossa meta de aprovação de 80%. Mas o mais estranho é que nos comentários enviados nada se fala sobre o meio-elfo o que nos deixa sem conseguir entender direito qual foi o estranhamento causado pelas habilidades dele.
Vamos procurar uma outra opção de habilidade marcante pra raça e apresentar no módulo 4. Estamos em pesquisa!
4. Texto da entrada “Especializações”
Aprovação de 96,4%
Com a clarificação do funcionamento das especializações, problema resolvido. Ficou mais claro entender como funcionam e como pegar especializações nos níveis 1, 2 ou 3.
5. Clérigo Especialista: Cultista
Aprovação de 64,3%
Nesta pergunta as opiniões foram bem marcantes. Vocês não custiram essa opção do Cultista mais fora da caixa, com habilidades que não são magias. Vamos reformular e trazer o cultista para um clérigo mais caótico, que lança magias divinas, mas continua se entregando às suas forças caóticas em troca do seu corpo e mente.
Outra Questão é que muita gente apontou se o Cultista deveria mesmo ser uma especialização para personagens jogadores. Eu estou 100% alinhado a esta possibilidade e tanto que vamos incluir uma pergunta exatamente sobre isso no módulo 4. Cultistas e Necromantes podem assim se tornar especializações para vilões (que claro podem ser usadas por qualquer um com aprovação do mestre), mas seriam a priori oferecidas apenas a vilões.
6. Guerreiro Especialista: Paladino
Aprovação de 89,3%
Paladino aprovado. Muitas respostas elogiando a escolha das habilidades, mas apontando alguns problemas no texto que serão corrigidos no próximo módulo e principalmente nas suas Magias. O Texto foi padronizado e clarificado para deixar a menor margem de dúvidas possível.
7. Ladrão Especialista: Bardo
Aprovação de 91,3%
Assim como o Paladino, especialização aprovada. Também estamos fazendo alterações em algumas descrições de habilidades que ficaram dúbias como na distribuição dos seus pontos de talento e nas magias.
8. Mago Especialista: Necromante
Aprovação de 89,3%
Aprovado mas com aquela restrição que apontamos nos Cultistas. Provavelmente sai da lista de especializações de personagens e se torne uma especialização indicada apenas para vilões.
Fazendo isso, não tiraremos do sistema, mas colocaremos uma indicação para uso com vilões e cada mestre e jogador decide em sua mesa qual o melhor uso delas.
Se isso for aprovado no próximo formulário, outra especialização será incluída e assim teremos uma opção extra para todos os jogadores.
9. Itens raciais influenciando elfos e Anões.
Aprovação de 90,9%
Aprovado também e sem muitas alterações e não ser clarificações de textos.
10. Regras de Carga em um meio termo.
Aprovação de 94,7%
A novela da carga chega ao fim. Usar a regra de mochilas e os dois atributos colocaram as dificuldades num nível aceitável e não vamos ter grandes problemas como personagens que nada carregam ou que carregam o mundo nas costas.
11. Modificadores de Combate simplificados
Aprovação de 89,3%
Combate resolvido! Eu estou especialmente feliz com a solução que conseguimos com a ajuda e os apontamentos de vocês pela facilidade de gerir um combate, pelo uso reduzido do livro durante o combate e pela simplicidade sem perder a verosimilhança. Acho que com a ajuda de vocês chegamos num sistema de combate moderno, simples, que consegue ser abrangente sem ser muito detalhista e pormenorizado que faça com que um combate simples dure horas e mais horas.
12. Ficha Completa de Monstros
Aprovação de 92,6%
Esta era quase uma barbada por que as fichas completas de monstros serem foram muito elogiadas no OD1 e sabíamos qual o caminho seguir no OD2. As adições dos detalhes para monstros do subetrrâneo de odores característicos e sons que fazem no subterrâneo tb foram bem lembradas. As mini fichas no final da ficha completa com variações (líderes, xamãs, filhotes etc) também foram bem lembradas nos elogios.
E o módulo 4?
Com a aprovação dos pontos mais centrais do playtest quase resolvidas, vamos começar a apresentar coisas novas mas ao mesmo tempo tentando concluir alguns pontos ainda não terminados, como as raças e as especializações.
A tendência é que comecemos a mostrar os desenvolvimentos dos capítulos do mestre e os trechos dos capítulos que farão parte do Companion.
A impressão que estamos tendo é que o trabalho está mais pro fim do que pro começo, e muito em breve teremos um sistema fechado, coeso, testado e feito com a ajuda de toda a comunidade pra chamar de nosso!
Eu ainda não mandei uma dica via formulário, acabo só conversando no canal mesmo, mas assim, o sistema está ficando realmente muito bonito, o sistema de combate eu elogio sem receio, adoro coisas mais simples, mas nem por isso menos organizadas, como relação ao meio-elfo eu sempre digo que o principal problema de raças híbridas é que tem gente que vê como um humano com traços de elfo, tem gente que vê como um elfo com traços humanos e tem gente que vê como uma raça diferente mesmo, sendo portanto independente de elfos e humanos, eu sempre considerei os “meios” mais como um elemento de história do que como um elemento de mecânica, de regras, colocando o social, a convivência como sendo mais importante pras habilidades que o nascimento mesmo, então se foi criado entre humanos, tem traços físicos élficos mas se comporta como humano, se foi criado entre elfos, tem traços físicos humanos mas é em essência, um elfo, eu vejo assim. Parabéns pelo trabalho gente e vou tentar mandar o formulário desse módulo 4.