Olá a todos,
Após uma jornada de 6 meses, chegamos ao último módulo do playtest do Old Dragon 2e.
É interessante olhar o texto, as regras, as modificações e comparar com o primeiro arquivo e ver o quanto o sistema evoluiu, mudou e se alterou com os votos e as opiniões de vocês. Dá até pra gente dizer que o OD2 foi escrito a mais de 4 mil mãos! Um sucesso!
No final deste artigo você está recebendo acesso ao módulo 6 do playtest e vamos adiantando alguns pontos:
Modificadores de Testes
Recebemos algumas opiniões, fizemos muita simulação, uma planilha automatizada pra gerar ataques em todos os níveis contra diversos tipos de Classe de Armadura e apurando a matemática estamos modificando os ajustes muito fáceis e muito difíceis para +5 e -5.
Apesar de perder a sensação de dobro que tínhamos anteriormente, ele fica melhor escalonado e reflete melhor as dificuldades, facilitadas ou não, mesmo com o incremento de um ponto pra mais ou pra menos.
Classes, Divindades e Alinhamentos
Esta é uma mudança que pode gerar alguma polêmica então explico com mais detalhes.
No OD2 nossa proposta é não atrelar classes e especializações ao alinhamento. Como usamos apenas o eixo ordem/caos elas não estão ligadas especificamente a maldade ou bondade. Uma pessoa ordeira pode ser má ou não e isso está ligado a interpretação do personagem e não a uma mecânica de alinhamentos.
Mas… no caso dos sacerdotes, tomamos uma posição contrária.
O OD2 não terá um panteão padrão. Isso cada mestre criará para sua mesa de acordo com o seu cenário e por isso trabalharemos com aspectos e alinhamentos. Teremos:
- Um Deus Ordeiro (Justiça, da proteção, do dia e da honra);
- Dois Neutros (Natureza, da roda da vida e da agricultura) e (Tempo, conhecimento, profecia e ciência);
- Três caóticos (Morte, da força e da fúria), (Venenos, das trevas e das Aranhas) e (Enganação, da trapaça e da traição).
É… não tá fácil a vida pra ordem e isso é proposital. Gera um efeito de lutar contra tudo e contra todos, o de desespero e urgência por que “estamos sozinhos“, dá mais poder ao Caos que consequentemente dá mais trabalho e conflito para aventuras.
Agora, ‘buscar” o equilíbrio no panteão é parte da diversão.
E claro que essa decisão estratégica e de produto influenciou os sacerdotes e suas especializações.
Amarramos tudo certinho pra deixar da seguinte forma:
O Clérigo base é o sacerdote do Deus Ordeiro. Eles curam, protegem (com suas magias) e afastam mortos-vivos.
Perceba que o tripé de habilidades do clérigo afeta diretamente os aspectos de todos os deuses do Caos. Isso é proposital.
O Druida é o sacerdote da Divindade Neutra da Natureza.
O Acadêmico é o sacerdote neutro da Divindade do Conhecimento.
E claro… os Cultistas são os sacerdotes das três divindades caóticas.
Dividindo o Jogo em dois Circuitos
Estamos dividindo o jogo em dois circuitos:
- 1º. ao 10º. nível Circuito Heróico: explorar e hexplorar, investigar, entrar em dungeons, se aventurar como todos nós estamos acostumados. Aqui nada muda. O foco é acumular riquezas e poder como sempre foi.
- 11º. ao 15º. nível Circuito Avançado: [100% opcional] administrar, influenciar, interagir com a história do cenário. Aqui os personagens se envolvem com as coisas grandes. Já são veteranos experientes e competentes que amealharam fortunas em suas carreiras e agora voltam os olhos para outros problemas: guerras, invasões, administração e controle do cenário em geral. É hora de ajudar o rei, ou por que não, se tornar o rei.
Como dissemos ali essa diferença é totalmente opcional. Quem quiser ignorar pode, deve e se divirtirá da mesma forma.
Nada muda quando você ganha opções e não é obrigado a usá-las.
15 níveis?
Ficou implícito alí no item anterior né? Sim, o OD2 vai trabalhar com personagens até o 15 nível e está mais do que bom.
Pelas nossas pesquisas o número de mesas que passam desses níveis é ínfimo perto dos níveis iniciais.
É coisa de menos de 1%.
Pra que gastar espaço em livros, que está cada vez mais caro, com regras para estes 5 níveis que ninguém usa/pouco gosta, se a gente pode usar este mesmo espaço criando mais material para os outros níveis mais usados/jogados/preferidos?
Esta foi a decisão que tomamos. No futuro, havendo demanda, podemos criar um livro específico ou publicar em outro formato, material para estes níveis que ficaram de fora.
Talentos Ladinos com 1d6
Discutimos muito sobre essa mudança ao longo de setembro no Grupo do OD no WhatsApp e chegamos numa regra bem concisa, leve, simples e que ainda permite muita customização.
Além disso dá poder ao Ladrão mais rápido o que reduz significativamente sua diferença de poder frente aos conjuradores do 8º nível em diante.
Também permite unificação de testes de ação (explorar, nadar, escalar, esconder, procurar etc) sempre usando o mesmo dado, o famoso teste de chance de X em 1d6, mantendo para os Ladrões, é claro efeitos exclusivos e não permitidos aos outros personagens.
Morte Simplificada
Um dos Mantras do OD2 é simplificar e neste módulo aparamos ainda mais arestas nas regras de morte.
Agora, chegou a zero ou menos PV, vc está morrendo e faz um teste de JPS ou JPC, o que for maior, (JPS representando sua força de vontade de não desistir de lutar pela vida e o JPC o seu vigor, sua saúde física mesmo) para agonizar por mais uma rodada, o que daria chance do seu grupo lhe ajudar na próxima rodada.
Se falhar no teste morreu na hora sem choro nem vela.
Passou no teste, tem uma rodada de vida pra ser ajudado ou morre tb no final da próxima rodada.
É o famoso AGUENTA FIRME QUE ESTAMOS CHEGANDO ou o FULANO, FALA COMIGO, NÃO NOS DEIXE!!!, que tanto vemos nos filmes.
O Fim dos Primeiros Socorros
Não existe mais um teste para que um jogador destreinado passe cuspe na mão e feche aquele beiço aberto na machadada do pescoço a virilha do personagem e evite que ele pare de sangrar e morra.
Toda cura agora é essencialmente divina (clérigos continuam conjurando e trocando magias por cura), das mãos de paladinos e claro de poções de cura.
Exatamente como o jogo foi idealizado e fucionava antes dos video-games e seus barris com frangos assados que subiam as barrinhas de vitalidade.
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Comprei o livro básico aprimorado da primeira edição e amei jogar!! Dei um a procurada sobre suplementos, aventuras prontas, personagens, e acessórios gerais para jogar com os meus amigos. E na procura acabei descobrindo que já estão no ultimo playtest da segunda edição!!
Estou bem feliz e espero que seja tão maravilhosa quando a primeira edição. Dei uma passada de olho no playtest e percebi uma simplificação de algumas regras e mudanças em outras, mudanças que com certeza foram para melhor. A jogada de proteção seguindo o mesmo método da rolagem de atributo é um exemplo de simplificação simples, mas um simples que faz a diferença na hora do desenrolar da mesa.
A distribuição de pontos para os talentos de ladino foi uma ideia genial.
A mudança nos modificadores de atributo tá igualmente incrível.
TÁ TUDO MUITO BOM, MEUS AMIGOS!!!
Vou acabar por aqui, deixando uma amostra da minha ansiedade pela segunda edição do futuro novo (e ao mesmo tempo, velho) Dragão.
Um abraço a todos envolvidos